17/01/2025
I M Ó V E L . R E S E R V A D O
"Há toda uma singularidade que se sente nos ambientes e pormenores que este imóvel propõe. Atualmente na fase final de conclusão do restauro, já se encontra listado para venda nos principais portais de imobiliário. Este imóvel foi hoje Reservado."
RICARDO SANTOSConsultor Imobiliário da Agência.
Moradia de Charme na Figueira da Foz.
A Casa 124 encontra-se na charmosa Rua da Liberdade no Bairro Novo, Figueira da Foz. Imóvel com contrato de comunicação e mediação em regime de exclusividade.
"Localizada no n.º 124 da Rua da liberdade, em pleno Bairro Novo - na Figueira da Foz - a Casa 124 é imóvel exclusivo que se posiciona como uma moradia de charme datada da primeira metade do século passado."
RICARDO SANTOSConsultor Imobiliário da Agência.
Há toda uma singularidade que se sente nos ambientes e pormenores que este imóvel propõe. Atualmente na fase final de conclusão de um restauro repleto de bom gosto que conjuga o classicismo com uma fusão de contemporaneidades.
Antes das intervenções construtivas de reabilitação, esta moradia encontrava-se dividida em duas habitações, uma por piso, que partilhavam entre si acessos e pátio. O projeto de reabilitação e restauro assentou numa filosofia de manter/recuperar fachadas e alçados, carpintarias, pedras e cantarias. O resultado final apresenta, novamente, uma moradia de charme. Uma única habitação.
Inserida num lote de terreno urbano com 173,50m² possui duas entradas, através da Rua da Liberdade, e distribuí-se por rés-do-chão com pátio, primeiro andar com terraço e varandas, e ainda no segundo andar um sótão com terraço. Com pavimentos em madeira maciça de pinho, em todas as divisões interiores da moradia, e com as carpintarias originais, nomeadamente as sacadas e portadas, que agora se apresentam de branco; tudo se absorve sob um contexto de cinza moderno.
_ _ _
O Proprietário sobre as obras do restauro e do projeto.
"A remodelação desta habitação foi efetuada com um objetivo inequívoco de garantir qualidade aos futuros proprietários. O método construtivo aplicado baseou-se sempre na escolha de materiais de qualidade, aliando a qualidade construtiva à qualidade dos materiais usados. Por se tratar de uma moradia centenária, quisemos desde cedo manter alguns elementos já existentes na moradia, tornando-a charmosa e única.
Exemplo disso foi a manutenção de pedras naturais e centenárias, portadas em madeira centenárias, o pé direito de 330 cms, os contornos interiores e interiores em gesso (sancas trabalhados) e a madeira natural no chão – pinho que poderá ser depois personalizado em termos de brilho. Em questões térmicas, a reabilitação foi efetuada com preocupação e cuidado, através dos isolamentos aplicados e através das janelas em alumínio branco com caixa de ar de 16 mm. O chão e escadas é todo em tábuas de pinho natural (2,2 cms), devidamente tratado, afagado e envernizado à escolha.
Em termos de climatização, foi pensado para ter dois ambientes: um ambiente de inverno e conforto através de duas lareiras amigas do ambiente (uma elétrica e outra a bioetanol) e outro mais polivalente e prático (ar condicionado em todas as divisões), com a particularidade dos equipamentos SPLIT ficarem totalmente omissos. Em termos arquitetónicos, foi decidido que todas as madeiras seriam brancas, lacadas a ½ brilho, com um elemento decorativo em nogueira no hall de entrada. Em termos de iluminação, recorremos sempre à tecnologia LED em toda a habitação.
Assumimos desde a primeira hora a construção de 5 WCs para que a habitação pudesse ser versátil na sua utilização (1ª ou 2ª habitação). No exterior, tentámos trabalhar o projeto de forma a criar área de lazer com barbecue e jardim exterior, mas também com o conforto de área de refeição coberta para poder ser utilizada em várias épocas do ano.
Considerámos importante dar elementos decorativos no exterior, através de iluminação e jardins laterais / varandas para poder ser utilizado com plantas de pendente ou pedra natural. Considerámos muito importante remodelar a entrada lateral da habitação através da manutenção da porta metálica existente, ligando a mesma à cor das varandas metálicas da casa.
A moradia tem dois números admissíveis (124 e 126), pelo que no futuro, caso assim se entenda, poderão funcionar com total independência as duas entradas da habitação. Concluindo, estamos convictos da qualidade deste projeto e acima de tudo da singularidade deste produto na Figueira da Foz."
_ _ _
Levantamento original, projeto e plantas finais.
Pode fazer o download do levantamento do existente, do projeto e das plantas finais clicando aqui.
Visite o imóvel através do Virtual Tour.
_ _ _
Imóvel Reservado.
_ _ _
Ricardo Santos | 933138544 ricardosantos@areamais.com | © 2024-2025 | Imóvel com contrato de comunicação e mediação imobiliária em regime de exclusividade.